Perspectivas para o Varejo de supermercados em 2023

As boas práticas

O que há de mais atual em negócios varejistas

O Varejo enfrenta desafios únicos

  • O setor supermercadista espera continuar a trajetória de recuperação em 2023, após os impactos da pandemia.
  • Há oportunidades em novas tecnologias e modelos de loja, mas o ambiente econômico desafiador ainda exige resiliência.

Nossa análise sobre tendências e desafios

  • Recuperação gradual do consumo das famílias, mas ainda sob efeito da inflação em alta em 2022 Após o consumo retraído pela inflação e juros em 2022, espera-se uma recuperação gradual à medida que a renda seja recomposta. Porém, os efeitos da alta de preços ainda devem impactar o orçamento dos consumidores no 1o semestre.

  • Mercado de trabalho formal em expansão, aumentando público com renda mais estável A geração de empregos formais, especialmente a partir do 2o semestre, tenderá a incrementar o número de consumidores com renda estável e capacidade de gasto mais previsível.

  • Queda esperada da taxa Selic e o seu impacto no crédito e consumo A perspectiva de queda dos juros pode aumentar o crédito e alavancar o consumo, especialmente de bens de maior valor agregado.

  • Potencial de ganho de participação do varejo médio sobre o informal
    O varejo de médio porte pode conquistar fatia do mercado informal com expansão, preços competitivos e maior conveniência ao consumidor.

  • Aumento da penetração dos cartões private labels e apps de cashback Cartões próprios e apps que oferecem descontos são aliados para fidelizar clientes e obter dados sobre comportamento de compra.

  • Investimentos em automação e analytics para ganhos de eficiência Automatizar processos internos e usar inteligência de dados apoiam o aumento de produtividade e assertividade das decisões.

  • Modelo de lojas menores em regiões de alta densidade urbana Lojas de proximidade permitem capilaridade numa mesma região e conveniência ao consumidor urbano.

  • Integração do digital com as lojas físicas (omnichannel) O consumidor alternará entre online e offline conforme a jornada de compra. Ambientes devem ter experiência integrada.

  • Renegociação com fornecedores diante dos custos altos É preciso calibrar margens com indústria para evitar repasse integral da inflação ao consumidor.

  • Adoção de ações promocionais assertivas Promoções bem planejadas ajudam a atrair tráfego e são importantes para a percepção de valor.

  • Foco na retenção de talentos e planos de carreira Turnover de funcionários impacta a experiência de compra. Carreira, salários e qualidade de vida no trabalho são fatores críticos.

  • Treinamentos em atendimento multicanal Equipes devem estar aptas a atender clientes segundo a conveniência de cada um (físico, online, telefone).

  • Perspectivas positivas, mas ambiente ainda desafiador Há sinais de retomada, mas efeitos da alta de juros e inflação ainda serão sentidos em 2023.

  • Setor mostra resiliência e vem se reinventando Formatos ágeis, eficiência e foco no cliente foram aprendizados ao longo da pandemia.

  • Tendências omnichannel e phygital são irreversíveis Integração entre online e offline é mandatória para atender às expectativas do consumidor.

Varejo

É possível alcançar, mais eficiência operacional, produtividade e qualidade na execução das atividades diárias

Uma forma prática de atuação

Nosso objetivo é fornecer aconselhamento jurídico e ajudar a prevenir conflitos, proteger o patrimônio e garantir a continuidade dos negócios de forma harmoniosa e bem-sucedida.

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A gestão de empresas de varejo é complexa e envolve desafios únicos relacionados tanto aos aspectos empresariais quanto aos aspectos operacionais, o dia a dia do negócio.

Como especialistas, oferecemos orientação e assistência legal para ajudar a resolver os desafios e problemas específicos que surgem naturalmente em empresas com a Gestão Varejista.

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