Os impactos da divergência de visões entre fundador e herdeiros
Você já parou para refletir sobre os impactos negativos que a falta de alinhamento entre fundador e herdeiros pode gerar para o negócio familiar?
FOCAR OU DIVERSIFICAR?
O fundador quer manter o foco no negócio principal que construiu, enquanto os herdeiros querem diversificar para novos segmentos. Isso gera paralisia estratégica e a empresa perde oportunidades de crescimento.
PROFISSIONALIZAR A GESTÃO OU MANTER AS COISAS EM FAMÍLIA?
O fundador acredita que a empresa deve permanecer totalmente familiar, enquanto os herdeiros defendem a profissionalização da gestão. Essa discordância resulta em sobrecarga para os familiares e dificuldade em atrair e reter talentos.
CONSERVADOR OU INOVADOR?
O fundador tem uma mentalidade conservadora e avessa a riscos, já os herdeiros são mais inovadores e empreendedores. Essa divergência de visão inibe a capacidade da empresa de se adaptar às mudanças do mercado e investir em transformação digital.
Em resumo
Visões opostas = perda de foco.
Profissionalizar ou familiarizar? Impasse.
Inovar ou preservar? Dilema.
Visões desconexas entre gerações põem em risco o legado familiar.
Nossa análise
A falta de convergência entre as perspectivas do fundador e dos herdeiros sobre o futuro do negócio pode ameaçar a continuidade e prosperidade da empresa familiar a longo prazo. Ao não haver um plano de sucessão claro e consensual, o legado construído pelo fundador ao longo de sua vida está em perigo.
Mozart Ferreira
Análises compiladas dos principais fatos do setor empresarial no Brasil e os impactos no mundo jurídico e na gestão operacional